Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial - Associado à FAAP

Think tank, and a do tank

Ed. 48: A Internet no Brasil

Insuficiência estratégica restringe o progresso

Autor: Peter T. Knight | Publicado em 2013

A Internet no Brasil

A Internet, uma grande invenção do século 20, está mudando a civilização do século 21. Seu poder cresce com os cabos de fibra ótica, cujos fios de vidro constituem os nervos da economia mundial. Nenhuma outra tecnologia permite maior velocidade de transmissão e gera mais ganhos de escala a tão baixo custo do que os cabos de fibra ótica. Graças a esse sistema, que armazena, organiza e compartilha informação no mundo todo, 90% dos dados disponíveis globalmente foram criados nos últimos dois anos. Esse volume de informação deve dobrar a cada dois anos até 2020.

Internet se transformou no mais importante meio de processamento das informações do mundo. É comparável à invenção, por Johannes Gutenberg, no século 15, da impressão gráfica com tipo móvel, que expandiu o acesso à palavra impressa e os horizontes dos conhecimentos da humanidade. Naquela época papel e tinta eram fundamentais. Hoje o meio físico consiste em cabos de fibra ótica suplementados por satélites e, cada vez mais, tecnologias sem fio. Estendidos por terra, sob os oceanos ou no espaço, eles estão criando a infraestrutura básica da modernidade no século 21.

O Brasil tem que correr rapidamente para acompanhar esse movimento. O crescimento da Internet no Brasil está sendo impulsionado pelo governo, por empresas multinacionais em cidades grandes e médias e por pequenos provedores que chamo de bandeirantes da banda larga. Estes últimos têm exercido papel importante na inclusão digital da população até nos mais remotos rincões do país e enfrentam muitos desafios.

Este ensaio aborda três questões:
- Por que a conectividade de alta velocidade na Internet, nos celulares e nos serviços de transmissão de dados e imagens, é fundamental para o desenvolvimento do Brasil no século 21?
- Por que os serviços de Internet e telefonia móvel (transmissão de voz, dados e imagens) custam mais e têm menos qualidade do que em outros países?
- O que se pode fazer e o que está sendo feito para melhorar esses serviços e reduzir os custos para o consumidor?

Downloads

Endereço e
contatos:

Rua Ceará, 2
CEP 01243-010
São Paulo - SP - Brasil

Tel. (11) 3824-9633