Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial - Associado à FAAP

Think tank, and a do tank

Ed. 33: Gestão do Ensino Público em São Paulo

Educação 3: Por que ensinam e aprendem tão pouco?

Autor: Jane Wreford | Publicado em 2003

Gestão do Ensino Público em São Paulo

As escolas das grandes cidades estão em dificuldade em todo o mundo. A falta de aprendizagem é um problema comum das crianças urbanas pobres. Reformas foram frustradas pelas burocracias da educação, sindicatos de professores, discordância quanto às estratégias, baixa liderança cívica erecursos financeiros irregulares. Um estudo da Brookings Institution,grande centro de pesquisas em Washington, afirmou que "asinstabilidades tanto de políticas como de lideranças confundematé mesmo os melhores esforços para institucionalizar asreformas". Acrescenta que "o desempenho escolar urbano é tãomiserável que não se pode mais esperar que outros problemas dejuventude e família sejam resolvidos para melhorar a educação". A Grande São Paulo é um problema especial, por causa da indiferençapolítica e pelo desafio de administrar um enorme e desordenado sistema escolar, com as conseqüências sociais e econômicas delongo prazo da baixa aprendizagem. O Instituto Fernand Braudelde Economia Mundial pediu para Jane Wreford, da Comissão de Auditoria Britânica, investigar esses problemas.

Downloads

Endereço e
contatos:

Rua Ceará, 2
CEP 01243-010
São Paulo - SP - Brasil

Tel. (11) 3824-9633