Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial - Associado à FAAP

Think tank, and a do tank

Ed. 15: Toma lá dá cá

Clientelismo na cultura política brasileira

Autor: Richard Graham | Publicado em 1996

Corrupção e Democracia

O clientelismo constituía a trama de ligação da política do Brasil no século XIX, sustentando praticamente todos os aros políticos. De 1840 a 1889, durante o reinado do imperador Pedro II, a ascensão e 4 queda de famílias, clãs e partidos dependeu da distribuição habilidosa de cargos públicos, proteção e favorecimento em troca de lealdade política e pessoal. O medo e o favorecimento pelo clientelismo podiam significar a diferença entre a humilhação e o triunfo em longínquas comunidades dispersas nessa terra rude e em expansão que veio a se tornar a nação continental que conhecemos hoje. O clientelismo, como forma de cultura política, continua a talhar ainda hoje as decisões no Congresso, no Judiciário e nas atividades cotidianas de todos os níveis da administração pública.

Downloads

Endereço e
contatos:

Rua Ceará, 2
CEP 01243-010
São Paulo - SP - Brasil

Tel. (11) 3824-9633