Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial - Associado à FAAP

Think tank, and a do tank

  1. Norman Gall

    Norman Gall

    Diretor executivo
    E-mail: ngall@braudel.org.br
    Mais informações

    Norman Gall tem-se engajado com reportagens e pesquisas sobre a América Latina desde 1961, residindo em Porto Rico (1961-67), Venezuela (1968-74) e Brasil (desde 1977). Nasceu em Nova York em 1933 e frequentou as escolas públicas da Cidade de Nova York e a New York University. Diretor executivo do Instituto Fernando Braudel de Economia Mundial, em São Paulo, desde 1987, é também o editor do Braudel Papers, o jornal bimestral de pesquisa e opinião, publicado em inglês e português pelo Instituto. Foi um Guggenheim Fellow (1968-69) e, por duas vezes, visiting fellow na Woodrow Wilson School of Public and International Affairs, na Universidade de Princeton (1967-68 e 1972-73). Conduziu pesquisas para American Universities Field Staff (AUFS) no Peru, Venezuela, República Dominicana, Colômbia, Bolívia, Chile e Brasil. Como Senior Associate do Carnegie Endowment for International Peace, conduziu um projeto de pesquisa de três anos (1974-77) sobre o crescimento do Brasil como força nos assuntos do hemisfério, sob licença temporária da AUFS. Como editor correspondente da revista Forbes, em São Paulo, escreveu sobre o desenvolvimento da economia mundial no Brasil, Japão, Europa, Estados Unidos, México, Venezuela, Peru, Argentina e Chile. Foi consultor da Exxon Corporation (1979), do Banco Mundial (1984-85 e 1989-90) e das Nações Unidas (1985). Seus trabalhos foram publicados no New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, The Economist, Baltimore Sun, Newsday (Nova York), Philadelphia Bulletin, New York Review of Books, Times Literary Supplement (Londres), Commentary, The New Republic, The Nation, The National Catholic Reporter, The Observer (Londres), The New Statesman, Le Monde, Esprit (Paris), Die Zeit (Hamburgo), O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, e outros periódicos europeus e latino-americanos.

    A biografia e a lista de publicações completa está disponível no site www.normangall.com

  2. Margarida Osório Guimarães

    Administradora
    E-mail: margarida@braudel.org.br
  3. Manuela Costeira

    Manuela Costeira

    Coordenadora
    E-mail: manuela@braudel.org.br
    Mais informações

    Manuela Costeira viveu 10 anos na França onde concluiu mestrado em Antropologia e atuou como coordenadora de projetos europeus nas áreas de inclusão social de jovens, educação não-formal, aprendizagem intercultural, entre outras. Formada em Comunicação social e Jornalismo, possui especialização em Educação inclusiva e experiencial. Integrou equipes pedagógicas de mais de 35 projetos financiados pela União Europeia e/ou Conselho da Europa em países como Alemanha, Armênia, Croácia, Espanha, França, Portugal, Romênia e Turquia. Tem experiência em tradução (FR-PT) e ensino de língua estrangeira.

  4. Givanilson L. Góes

    Givanilson L. Góes

    Assistente de Comunicação
    E-mail: givanilson@braudel.org.br
    Mais informações

    Publicitário, webdesigner freelancer e técnico em eletrônica. Atuou como educador no Programa Academia de Ciência, do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, de 2006 a 2010. Neste período co-orientou projetos dos jovens participantes do Programa para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), desenvolveu o site institucional e logomarca do Programa Academia de Ciência. Desde 2010 exerce a função de Assistente de Comunicação no Instituto Fernand Braudel, em São Paulo. No Instituto Fernand Braudel, redesenhou as marcas dos programas Academia de Ciência e Círculos de Leitura, realiza a diagramação de livros e do Braudel Papers, jornal interno de pesquisa e opinião, e administra os sites e portais institucionais. Como webdesigner freelancer, destaca-se o desenvolvimento do novo portal da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), em 2013. Em 2011 ilustrou uma das páginas do livro Amazing Space (Dorling Kindersley). Nascido em Saúde (BA), em 1989, se formou em 2007 no curso Técnico em Eletrônica, pela Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. Graduou-se em Produção Publicitária em 2009, pelo Centro Universitário de Santo André.

  5. Programa Círculos de Leitura
  6. Catalina Pagés Lamas

    Catalina Pagés Lamas

    Coordenadora Geral
    E-mail: catalina@braudel.org.br
    Mais informações

    Espanhola da Catalunha, radicada no Brasil há quarenta anos, é a fundadora e coordenadora do Programa Círculos de Leitura. Também desenvolve grupos de estudo e seminários regulares sobre o Banquete de Platão (desde 1990) e textos de Nietzsche (desde 1992); para os professores e alunos da UNESP Araraquara, em novembro de 2010, realizou uma palestra sobre o método do Círculos de Leitura. É membro do departamento de psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, e foi membro efetivo do Conselho Coordenador do NESME (Núcleo de Estudos em Saúde mental e Psicanálise das Configurações Vinculares). Publicou “Simpósio – O trabalho do amor” – Revista Grupal nº 2 (1992), “Cinco Encontros, uma ponte onde transmitam conscientes e inconscientes” (1993) e “Othelo” – Anais do II Encontro Luso-Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo (1994) e “Os deuses de ontem. Uma aproximação entre a psicanálise e a poesia” (2000). Co-autora de “Oficina de criatividade: o mundo das palavras” (2001). Autora de “Programa Círculo de Leitura: A palavra como sustentáculo da identidade e da cidadania”, capítulo do livro Adolescência e violência: ações comunitárias na prevenção, org. de David Léo Levisky (2001, Casa do Psicólogo). Autora O que nos ensinam os clássicos? Desenvolvendo líderes a partir das lições dos grandes autores, autora, org. Clovis Faleiro (Fundação Odebrecht, 2011). Idealizou os Círculos de Leitura a partir de uma pesquisa sobre violência, em Diadema. Percebeu que qualquer transformação social não seria possível sem educação. Visitando escolas públicas, constatou que a ignorância é uma violência. Tem formação em psicanálise, psicoterapia de grupo e bacharelado em Filosofia pela UERJ (1979).

  7. Maria Aparecida Lamas

    Maria Aparecida Lamas

    Coordenadora Pedagógica
    E-mail: lamas@braudel.org.br
    Mais informações

    Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduada em Letras também pela PUC de São Paulo. Com experiência de doze anos na elaboração de material didático, processos de avaliação educacionais municipais e estaduais, prestação de serviços para empresas privadas de educação e órgãos públicos.Atua como especialista em programas de formação e aperfeiçoamento de professores no Estado de São Paulo e Ceará. Coordenadora Pedagógica do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, desde o ano de 2012, é coresponsável pelo acompanhamento pedagógico do programa Círculos de Leitura, e pela elaboração dos materiais pedagógicos utilizados.

  8. Lindemberg Vidal Barbosa

    Estagiário
    E-mail: lindemberg@braudel.org.br
  9. Assistentes de Projetos Educacionais
    (Programa Aquarela Unilever)
  10. Alanne de Souza Pereira

    E-mail: alanne@braudel.org.br
  11. Flaviano Ferreira Júnior

    E-mail: flaviano@braudel.org.br
  12. George Isamu Uemura Jr.

    E-mail: george@braudel.org.br
  13. Jaqueline Moura Moreira

    E-mail: jaqueline@braudel.org.br
  14. Lucas Bastos de Oliveira

    E-mail: lucas@braudel.org.br
  15. Mariana Moutinho Milton

    E-mail: mariana@braudel.org.br
  16. Pedro Heitor de Paulo Silveira

    E-mail: pedro@braudel.org.br

Endereço e
contatos:

Rua Ceará, 2
CEP 01243-010
São Paulo - SP - Brasil

Tel. (11) 3824-9633